Blefarite: mais comum do que você imagina

A blefarite nada mais é que uma inflamação nas pálpebras. Apesar de não contagiosa, essa inflamação é mais frequente do que você imagina.

Ela é caracterizada por uma produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas encontradas na margem palpebral, criando uma condição favorável à proliferação de bactérias.

As pálpebras podem se apresentar vermelhas e inchadas. O paciente pode queixar-se de ardência, lacrimejamento ou coceira intensa nos olhos. Podem ser visualizadas crostas aderidas na base dos cílios também.

Quadros crônicos podem levar a conjuntivites, ceratites (lesões na córnea) e formação de hordéolos e calázios de repetição.

A blefarite é especialmente comum em pessoas que possuem pele oleosa, dermatite seborréica e rosácea.  

Infelizmente a blefarite é uma doença crônica e não existe cura, mas há várias medidas que podemos implementar na nossa rotina para ajudar a controlar os sintomas.

O diagnóstico é feito através do exame clínico oftalmológico e só o médico oftalmologista pode prescrever o tratamento mais adequado para cada caso.  

As principais formas de tratamento incluem:

  • Higiene das pálpebras e cílios: é muito importante manter as pálpebras e os cílios limpos; para isso, você pode realizar uma higiene diária com shampoo infantil neutro e água morna, esfregando suavemente as pálpebras e os cílios;
  • Compressas mornas: aplicar compressas com água ou soro fisiológico levemente aquecidos sobre os olhos pode ajudar a soltar as crostas dos cílios e evitar o entupimento das glândulas sebáceas próximas;
  • Colírios: uso de lágrimas artificiais pode ajudar a diminuir a irritação e melhorar a lubrificação da superfície ocular, amenizando os sintomas;
  • Antibióticos: casos moderados a severos de blefarite podem requerer tratamento com antibióticos; o seu médico oftalmologista pode prescrever desde pomadas oftálmicas com antibiótico a serem aplicadas diretamente nas pálpebras como, até mesmo, antibióticos via oral. 

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato