Esotropia acomodativa: o estrabismo que cura com óculos?

Existe uma forma especial de estrabismo conhecida como esotropia acomodativa. Ela é relativamente frequente entre os casos de desvio ocular e tem uma característica própria: embora o estrabismo não cure com o uso dos óculos, quando o paciente está usando os mesmos o desvio não fica aparente. 

Vamos entender como isso acontece?!

Falando sobre o nome do estrabismo em primeiro lugar, esotropia quer dizer desvio dos olhos para dentro, o que conseguimos entender com facilidade. Já o termo acomodativo, por outro lado, remete a um fenômeno menos conhecido: a acomodação, que nada mais é do que o mecanismo que o olho tem para focalizar objetos em diferentes distâncias. Isso ocorre com a contração de um músculo que temos dentro do olho, chamado de músculo ciliar. 

Então por que algumas pessoas têm esse estrabismo?

O processo de acomodação, que como explicamos envolve a contração de um músculo dentro do olho, é acompanhado também de uma contração de um dos músculos que movimenta o olho – justamente o músculo que “puxa o olho para dentro”, que se chama reto medial.

Então quer dizer que essa contração muscular que ocorre dentro do olho tem relação com o estrabismo?

Justamente isso! Pessoas que têm hipermetropia (um tipo de grau, assim como a miopia e o astigmatismo) precisam acomodar para poderem ter uma visão nítida. 

O que acontece em alguns casos é que o processo de acomodação (que às vezes explicamos como “uma força para enxergar”) é acompanhado de uma contração exagerada do músculo reto medial, que faz com que o olho seja deslocado para dentro. 

O uso dos óculos, nesses casos, reduz a acomodação, ou seja, reduz a força que o olho precisa fazer para enxergar com nitidez e, por consequência, reduz também a contração do músculo que desvia o olho para dentro. 

Isso já ajuda a explicar algo que sempre salientamos muito e que gera dúvidas em alguns pais: como o efeito do óculos é reduzir a força que o olho faz para enxergar, quando o paciente não está de óculos é totalmente normal que o desvio (estrabismo) esteja aparente. 

Respondendo a nossa pergunta inicial: esotropia é um desvio que cura com óculos? O uso de óculos não cura o estrabismo, mas faz com que os olhos fiquem na posição correta durante o uso.

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato