O que são erros refrativos?

Os erros refrativos ocorrem quando há alguma alteração no tamanho do olho, no formato da córnea ou no formato do cristalino. Devido a essas alterações, os raios luminosos não são adequadamente focados na retina, causando alterações na imagem.

São exemplos de erros refrativos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Miopia

A miopia é uma condição na qual as imagens são focadas em um ponto à frente da retina. Isso normalmente acontece em paciente que possuem olhos muito grandes.

Como sintomas, o paciente vai perceber visão embaçada para longe, porém geralmente terá uma visão boa para perto. Também é comum semicerrar/apertar os olhos na tentativa de tornar os objetos mais nítidos.

A miopia não tem cura, porém ela pode ser tratada com o uso de óculos, lentes de contato ou, até mesmo, através da cirurgia refrativa.

Hipermetropia

Na hipermetropia, a imagem se forma em um ponto atrás da retina e isso acontece, geralmente, em pessoas que possuem olhos pequenos.

Como sintomas, o paciente vai perceber dificuldade principalmente para ver objetos próximos. Também pode causar dores de cabeça, sensação de cansaço ocular e de peso nos olhos.

A hipermetropia não tem cura, porém há tratamento através do uso de óculos, lentes de contato e, em alguns casos, cirurgia refrativa.

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema visual causado por alterações na curvatura da córnea. Essas alterações fazem com que os raios luminosos não cheguem em um ponto único da retina, mas sim em vários locais diferentes. Como resultado, temos uma visão embaçada e distorcida, tanto para objetos próximos como para objetos distantes.

Os principais sintomas desta condição são: visão embaçada, dores de cabeça, cansaço ocular e sensação de peso nos olhos.

O astigmatismo não tem cura, mas pode ser tratado com uso de óculos, lentes de contato ou através da cirurgia refrativa.

Presbiopia (vista cansada)

A presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é um problema visual relacionado à idade. À medida que o olho envelhece, o cristalino (lente natural do olho) perde sua elasticidade e sua capacidade de se adaptar a diferentes focos. Com isso, nossa capacidade de focar nos objetos próximos diminui.

Os sintomas normalmente iniciam entre 40 e 45 anos e são eles: visão borrada para enxergar de perto, dificuldade para enxergar coisas muito pequenas, necessidade de afastar os objetos para enxerga-los melhor, dores de cabeça, fadiga ao praticar tarefas que exigem visão de perto.

A presbiopia não tem cura, porém pode ser tratada através do uso de óculos ou lentes de contato. Ainda não existe cirurgia específica para tratar esse problema.

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossas páginas no Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato