Miopia não para de aumentar? Saiba o que pode ser feito

É comum que, após o diagnóstico de miopia em crianças e adolescentes, o grau siga progredindo nas consultas subsequentes. 

Isso ocorre, em grande parte, pois o principal responsável pelo aumento da miopia é o próprio crescimento ocular, que é normal e esperado nessa faixa etária.

Mas será que temos alguma forma de evitar ou pelo menos reduzir a progressão da miopia?

Sim, temos!

Uma das melhores formas de reduzir a progressão da miopia é aumentando o tempo que passamos em ambientes externos. Já foram realizados estudos científicos que demonstram que crianças e adolescentes que passam mais tempo ao ar livre têm a progressão da miopia reduzida. Não existe uma regra rígida com relação ao tempo, mas se sabe que a partir de 40 a 60 minutos por dia de atividades outdoor já tem efeito benéfico. 

Uma outra atitude muito importante para reduzir a progressão da miopia é reduzir o tempo que passamos realizando atividades em que ficamos olhando para perto, como por exemplo uso de tablets, celulares e até mesmo livros. Quando for necessário realizar essas atividades, o ideal é que sejam feitos intervalos frequentes (por exemplo, a cada 20 minutos).

Além disso, atualmente temos a opção de tratar a progressão do grau com medicações! Existe um colírio feito com um medicamento chamado atropina (em uma concentração diferente da encontrada habitualmente em farmácias!) que, usado diariamente, promove uma redução na progressão da miopia. Devemos lembrar que esse tratamento é feito por um longo prazo e necessita um acompanhamento de perto com o oftalmologista pediátrico

Podemos ver então que, seja com atitudes como aumentar o tempo de atividades ao ar livre e fazer uso moderado de telas, seja com tratamento farmacológico, temos diversas alternativas para o cuidado de pacientes com miopia em progressão. Converse com seu oftalmologista de confiança a respeito! 

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato