As lentes de contato têm evoluído rapidamente, o que torna seu uso cada vez mais prático, confortável e seguro. No entanto, a segurança no uso de lentes de contato depende muito do acompanhamento médico, além do uso adequado por parte do usuário. O mau uso das lentes aumenta muito a chance de o paciente desenvolver algum tipo de complicação.
Abaixo listamos os erros mais comuns cometidos por quem usa lentes de contato:
- Não realizar a adaptação com o médico oftalmologista e comprar lentes por conta própria em ópticas ou na internet;
- Usar as lentes de contato além do período recomendado pelo médico;
- Usar soro fisiológico na manutenção das lentes: o soro não limpa nem retira os depósitos de proteínas das lentes, podendo, inclusive, causar irritação aos olhos;
- Não descartar as lentes de contato dentro do período recomendado pelo fabricante;
- Não ficar atento a sintomas como dor, irritação ou vermelhidão ocular e não procurar o oftalmologista nesses momentos;
- Desistir de usar as lentes em função de dificuldades encontradas e não buscar ajuda médica para tentar superá-las;
- Não realizar limpeza adequada das mãos, do estojo ou das lentes;
- Deixar de perguntar e esclarecer dúvidas com o médico oftalmologista e levar em consideração dicas e orientações de pessoas não habilitadas.
A adaptação de lentes de contato é um procedimento médico, uma vez que as mesmas atuam diretamente sobre a córnea e o mau uso pode resultar em complicações oculares graves. Além disso, é um processo dinâmico que exige supervisão médica contínua, estendendo-se durante todo o período de uso.
O seu oftalmologista é o profissional mais preparado para fazer a adaptação das suas lentes com critério e segurança. Antes de escolher as lentes que você irá começar a usar, você será examinado para saber se há alguma alteração ocular que impeça ou interfira no uso das lentes. Da mesma forma, após o início do uso, você será acompanhado periodicamente a fim de manter sua saúde ocular em dia.
Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.