Meu bebê está com estrabismo! E agora?

Quando as crianças nascem, a parte do cérebro responsável por coordenar a movimentação dos dois olhos juntos ainda não está bem desenvolvida. Devido a isso, é perfeitamente normal que os seus olhos “ainda não conversem bem” e, com isso, cada um olhe para um lado de vez em quando. 

À medida que o desenvolvimento neurológico progride, o que também é acompanhado pela melhora da visão, esperamos que eles consigam começar a trabalhar com os dois olhos juntos e mantenham eles alinhados. Isso geralmente acontece entre o quarto e o sexto meses de vida. 

A primeira consulta do recém-nascido com o oftalmologista geralmente ocorre com 6 meses de vida e nesse momento já esperamos que os olhos estejam alinhados. Por isso, a maior parte dos especialistas defende que o diagnóstico do estrabismo “congênito” seja feito aos 6 meses de idade.

Quando identificamos alguma forma de estrabismo nas crianças, passamos a algumas perguntas, que podem ser em grande parte respondidas pelo próprio oftalmologista já durante a consulta, sem necessidade de exames complementares:

  • Qual a causa? Temos que saber identificar se o desvio é decorrente de um “desbalanço entre os olhos” ou se há alguma lesão nos nervos e músculos do olho provocando o estrabismo.
  • Qual o tipo? Existem muitas formas de estrabismo e cada uma delas tem um tipo de abordagem diferente. 
  • Há algum olho preferencial? Esse é sempre um ponto que merece muita atenção na hora de conversar com os pais. É frequente que o estrabismo pareça ser de um olho só, mas ele é, quase na totalidade dos casos, bilateral. O que pode ocorrer é a criança preferir olhar com um olho e o outro ficar a maior parte do tempo desviado.
  • Existe diferença de visão entre os olhos? Aqui vem uma grande preocupação quando falamos de estrabismo na infância, que é a ambliopia. É fundamental que tenhamos alguma medida de visão de cada um dos olhos separados, pois é frequente que o olho preferencial esteja enxergando melhor do que o olho que costuma estar mais tempo desviado e isso nos indica muitas vezes necessidade de tratamento. 

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato