Diabetes e a visão

Pessoas com diabetes podem ter uma doença ocular chamada retinopatia diabética. A glicose em altas concentrações no organismo pode causar lesões em diversos tecidos do corpo e os locais mais comumente afetados são: mãos, pés, rins e olhos. A retinopatia diabética é uma das complicações mais temidas do diabetes e pode levar à cegueira.

As alterações mais frequentes no fundo do olho são: hemorragias, edema (acúmulo de líquido sob a retina), formação de vasos sanguíneos anormais e descolamento de retina.

A retinopatia diabética possui dois estágios principais:

  • Retinopatia diabética não proliferativa: estágio mais inicial da doença ocular diabética. Nesse estágio, pequenos vasos do fundo do olho extravasam líquido, fazendo com que a retina fique edemaciada (“inchada”). Essa é a principal causa de perda de visão pelo diabetes. Também pode ocorrer obstrução dos vasos sanguíneos da retina, causando isquemia. Essa alteração também pode afetar a visão.
  • Retinopatia diabética proliferativa: estágio mais avançado da doença ocular diabética. Nesse estágio, ocorre a formação de vasos sanguíneos anormais na retina (neovasos). Esses novos vasos frágeis podem causar hemorragias intraoculares e predispor a descolamentos de retina. Tais alterações podem levar a perda irreversível da visão.

A principal medida para prevenir a retinopatia diabética ou evitar a sua progressão é o bom controle da glicemia. Controle rigoroso da pressão arterial e suspensão do tabagismo também são muito importantes.

Pacientes diabéticos devem consultar o oftalmologista periodicamente, pois o diagnóstico precoce dessas alterações oculares aumenta muito as chances de um tratamento eficiente. O diagnóstico pode ser definido através do exame do fundo de olho com dilatação das pupilas antes mesmo que qualquer sintoma seja percebido.

O tratamento pode ser realizado com aplicações de laser, uso de medicações injetáveis ou através de cirurgia, dependendo do estágio da doença. De qualquer forma, um acompanhamento oftalmológico regular é fundamental.

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato