O que é Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI)?

A Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) é um problema oftalmológico degenerativo que afeta a retina (membrana que recobre o fundo do olho e que tem a função de transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos e enviá-los ao cérebro para que as imagens sejam lidas).

A DMRI atinge a mácula, que é a região responsável pela nossa visão central. Isso faz com que seja difícil ver detalhes finos, tanto perto quanto longe. No entanto, a visão periférica é sempre preservada.

As pessoas com maior probabilidade de desenvolver DMRI são aquelas que apresentam:

  • Idade acima de 50 anos (a idade é o principal fator de risco para a doença);
  • Tabagismo;
  • Dieta rica em gorduras saturadas;
  • Sobrepeso;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas e níveis elevados de colesterol;
  • História familiar de DMRI;
  • Origem caucasiana (pessoas de pele branca).

Existem duas formas principais de DMRI. A forma seca é a mais prevalente e causa baixa de visão devido a perda (atrofia) das células da retina. A outra variação é a forma úmida ou exsudativa, na qual vasos malformados surgem na retina, podendo sangrar e reduzir a visão. Esse tipo é menos frequente, porém mais agressivo.

Durante a consulta oftalmológica de rotina é possível perceber alterações sugestivas de DMRI ao exame de fundo de olho. Também pode ser necessário realizar exames complementares para investigação, como tomografia ou angiografia da retina.

Até o momento não existe nenhum tratamento curativo para a DMRI. Alguns pacientes podem se beneficiar da ingestão de uma certa combinação de suplementos nutricionais. O seu oftalmologista pode dizer se vitaminas e minerais são recomendados para o seu caso, já que nem todas as formas da doença se beneficiarão com esses suplementos.

Alguns alimentos saudáveis para os olhos têm se mostrado benéficos para as pessoas com DMRI. São eles: verduras escuras, frutas e vegetais amarelos, peixes e uma dieta rica e equilibrada em nutrientes.

Alguns casos mais graves de DMRI podem requerer outros tipos de tratamento, como injeções intraoculares de medicamentos ou aplicações de laser.

Procure seu oftalmologista para uma avaliação caso você apresente algum dos fatores de risco citados acima, bem como qualquer alteração na visão central.

Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.

Gostou da Notícia? Compartilhe nas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Categorias

Veja as Novidades:

CONTATO:

Endereço(s):
Rua Borges de Medeiros, 274 / 602
Santa Cruz do Sul/RS

Telefone(s):
(51) 993557029

E-mail para contato:
visioclinic.oftalmologia@gmail.com

Ficou alguma Dúvida? Entre em Contato