Inflamações palpebrais

Alguns tipos de inflamações palpebrais podem ser adequadamente avaliados e tratados pelo médico oftalmologista.

O hordéolo (popularmente conhecido como terçol) é uma infecção localizada causada por contaminação bacteriana das glândulas sebáceas que temos nas pálpebras.

Normalmente, uma pequena pústula amarelada se desenvolve na base dos cílios, acompanhada de vermelhidão e inchaço.

Em alguns dias, as lesões usualmente se rompem e o material é secretado, aliviando assim os sintomas e levando ao desaparecimento da lesão.

O calázio é um nódulo avermelhado, inchado e dolorido que pode surgir nas pálpebras.

Isso acontece devido à inflamação causada pelo entupimento do canal de secreção de uma glândula sebácea que temos junto dos cílios. Esse bloqueio leva à formação de um cisto ou nódulo.

Geralmente o calázio drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de algumas semanas. Caso ele persista apesar do tratamento clínico, pode ser necessária a exérese cirúrgica.

Qual a diferença entre hordéolo (terçol) e calázio?

Principalmente no início do quadro, é comum que o hordéolo e o calázio sejam confundidos por apresentarem sintomas muito semelhantes como inchaço, vermelhidão e dor nas pálpebras.

A diferença é que o hordéolo hordéolo (ou terçol) é resultado de uma infecção das glândulas sebáceas presentes nas pálpebras causada por bactérias. Já o calázio, é uma inflamação causada pelo entupimento do canal de secreção dessas mesmas glândulas, levando à formação de um cisto ou nódulo.

Por isso, é muito importante consultar um oftalmologista ao sentir qualquer dos sintomas citados acima, pois, dependendo do caso, os tratamentos necessários podem ser diferentes.

Há ainda um outro tipo entre as inflamações palpebrais chamado de blefarite. A blefarite é uma inflamação comum e não contagiosa das pálpebras. Ela é caracterizada por uma produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas encontradas na margem palpebral, criando uma condição favorável à proliferação de bactérias.