Lacrimejamento é uma das queixas mais comuns que os médicos oftalmologistas ouvem de seus pacientes durante as consultas e esse problema pode ter diversas causas.
As principais causas são:
– Olho seco;
– Inflamação palpebral (blefarite);
– Alergia ocular;
– Obstrução do canal lacrimal;
– Falha na bomba de drenagem formada pelas pálpebras ao piscar (causada por frouxidão ou fraqueza das pálpebras devido à idade, paralisias ou lesões palpebrais).
Na maioria dos casos, o lacrimejamento não provoca danos significativos aos olhos e o tratamento é direcionado à causa específica.
Problemas que levam à superprodução lacrimal são comumente tratados com colírios e com melhora na higiene das pálpebras.
A maioria das pessoas não entende como o tratamento com lágrimas artificiais e colírios lubrificantes pode ajudar a reduzir o lacrimejamento.
A explicação para isso é a seguinte: uma das principais causas de lacrimejamento é justamente o olho seco!
Em resposta ao ressecamento da superfície ocular, a glândula lacrimal começa a produzir mais lágrimas do que o sistema de drenagem do olho é capaz de drenar, fazendo com que essas lágrimas se acumulem e escorram pelo rosto.
É por isso que, melhorando a lubrificação ocular, melhoramos também o excesso de lágrimas!
Já os problemas de drenagem das lágrimas podem ser tratados com procedimentos cirúrgicos direcionados para corrigir obstruções no canal lacrimal, quando existirem, ou melhorar a força do piscar.
Quando ocorre qualquer obstrução em alguma parte desse canal lacrimal, podemos apresentar sintomas bastante desconfortáveis.
Os sintomas mais comuns incluem formação de muco e secreção nos olhos, lacrimejamento excessivo e, até mesmo, vermelhidão, sensibilidade e inchaço entre o canto interno do olho e a lateral do nariz.
Através de uma avaliação detalhada realizada pelo oftalmologista, geralmente pode-se identificar se existe um estreitamento ou bloqueio no canal lacrimal e qual o tipo de tratamento necessário.
Quer saber mais sobre oftalmologia? Acesse nossa página do Facebook ou Instagram.